Procurando algo?

Enquanto vamos escrevendo e desenvolvendo o blog, vamos tentando aprimorar tudo isso. Para ajudar quem quiser achar outras dicas/relatos/etc, eis aqui uma visão geral do conteúdo do blog desde os primórdios. Espero conseguir manter esta página atualizada sem muitos atrasos!

Viagens

Pois é, o blog é principalmente sobre Praga, mas uma das grandes vantagens de se estar aqui é a facilidade de se visitar outros lugares. Nós já fizemos alguns posts sobre essas viagens – tanto umas mais compridas quanto as day trips, bate-e-volta. Para facilitar, diferenciemos:

Outros países

Curiosamente, o Minha Vida em Praga praticamente começou com um post sobre Berlim. É uma cidade impressionante. Da Alemanha, também falamos sobre Garmisch-Partenkirchen, uma cidadezinha (ou duas) bem agradável, que a Sarah explorou bastante (eu nem tanto, como é explicado no post).

Não muito depois de Garmisch, fomos à Espanha, e colocamos os relatos, dicas e tudo mais em um post sobre Madrid e depois em um outro sobre Salamanca.

República Tcheca

Sendo um país pequeno e com transporte bem decente (e cheio de trilhas!), é fácil explorar a República Tcheca a partir de Praga. Nós já fizemos algumas trilhas, como de Beroun a Karlštejn – aproveitando para visitar um dos muitos castelos do país -, pelo(s) parque(s) de České Švýcarsko, e uma terceira que foi uma rota planejada mesmo para encontrar castelos e ruínas, passando por uma pequena parte da bela região do Český Ráj.

Nesses artigos, falamos também das cidadezinhas que passamos, mas o foco (como o foco da viagem) são as trilhas e os parques. A propósito, o parque Divoká Šárka é em Praga (logo não exatamente uma viagem), mas vale citar.

Escrevemos também sobre Kutná Hora, a cidade famosa por seu ossuário e bem fácil de chegar a partir de Praga. Outra visita rápida de reconhecimento foi para Tábor, que teve um papel importante na história da República Tcheca.

História e cultura

Falando em história… no Brasil, aprendemos pouco ou nada sobre os tchecos e seu passado. Talvez mesmo por isso seja tão fascinante cair aqui e se deparar com séculos – caramba, milênios! – de história. Cada lugar que descobrimos traz consigo um bocado de passado. Por isso é um pouco difícil separar em categorias história das viagens ou da cultura… como falar do castelo de Vyšehrád, por exemplo, sem falar da história tcheca e suas lendas?

Por falar em lendas, caímos nelas inevitavelmente quando tentamos explicar a origem do nome Praga. E a História também dá seu jeito de se intrometer quando queremos falar de arquitetura em Praga (este é apenas o primeiro artigo sobre o assunto, ficamos devendo outros) ou, veja você, até sobre robôs! É que a palavra robô, caso ainda não saiba, foi criada inaugurada por um escritor tcheco – um bem importante, não menos.

Mas também já escrevemos alguns artigos específicos sobre a história de Praga e do país. Um foi no aniversário da fundação da Tchecoslováquia, outro sobre a Revolução de Veludo – e os seus efeitos no presente, até porque grande parte do interesse no passado surge de ver como afeta o mundo hoje. Indo ainda mais longe, temos um post sobre dois monges da Idade Média e Jan Hus (você ainda vai ouvir falar muito dele), um pensador do século XV – os três tiveram tamanho impacto na história tcheca que… bem, em vez de explicar de novo, é mais fácil ler o post! 🙂

Para fechar a seção cultural: o artigo sobre o Natal na República Tcheca está cheio de curiosidades da cultura tcheca. E não podíamos deixar de falar dos museus! Bem, pelo menos falamos de um, porque na noite em que iríamos visitar vários acabamos ficando só no Veletržní palác até fechar

Atualidades em primeira mão!

Vamos tentar dar uns insights da vida em Praga (afinal, é para isso que estamos aqui!) à medida em que as coisas forem acontecendo ou que as formos descobrindo. Seja sobre ginseng e inundações, sobre a primeira neve da estação, uma ou outra surpresa cotidiana, e por aí vai. (Até a independência da Indonésia, veja só!)

Recentemente ficamos sabendo que Praga é um pólo cinematográfico então lá está um artigo. Quer um assunto mais sério? Bem, temos um artigo sobre a política na República Tcheca, mas dá para ver que a coisa não é exatamente séria

E dicas, claro.

O que escrevemos é baseado principalmente em experiência própria, então em cada artigo sobre cada assunto vão estar lá nossas impressões. Os artigos sobre outros lugares na República Tcheca são dicas de viagens, assim como você pode ver pelo que dissemos sobre Vyšehrád e Divoká Šárka que recomendamos visitá-los. Então, de verdade, se quer dicas sobre o que ver em Praga, e arredores, bem… tudo o que escrevemos é sobre o que vimos em Praga e arredores!

Mas ok, dicas específicas:

A República Tcheca é altamente carnívora. Temos um post sobre como não comer carne quando estiver aqui, onde aproveitamos para dar outras dicas sobre onde e como comer fora em Praga.

Se estiver planejando vir para estes lados entre, digamos, Novembro e Março, o post sobre o inverno na República Tcheca dá umas informações interessantes, veja lá. (A propósito, essa é uma boa época para ver um jogo de hóquei!)

Se frio não é o seu negócio, o verão em Praga é bem bonito. Mas cuidado que o calor também pode pegar uma pessoa desprevenida

Uma resposta to “Procurando algo?”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sem posts novos? Os antigos estão mais acessíveis! « Minha Vida em Praga - 15 de fevereiro de 2011

    […] Procurando algo? […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: