About

Viemos parar em Praga muito por acaso. O jvbernatel (vulgo Badá) conseguiu uma bolsa de estudos para o doutorado, casamos e viemos para cá de mala, porque a cuia compramos aqui. Esta é a primeira vez que moramos juntos e tão longe da família e dos amigos.

5 Respostas to “About”

  1. Luis Claudio Araujo 19 de agosto de 2011 às 5:45 pm #

    Bom dia!

    sou brasileiro, arquiteto e conheci sua home page.

    Venho algum tempo me interessando pela Republica Tcheca e sua capital, mas daqui do Brasil as referências pela web são muito mínimas, contando também com a dificuldade com a diferença de linguagem.

    Ultimamente venho fazendo buscas com o Google a respeito de sites tchecos e pouco encontrei com algo como forum de amizades ou até mesmo chat de bate-papo tão comuns aqui no Brasil.

    Como ainda estou sem previsão de poder viajar gostaria de saber se vocês podem me informar algum site deste tipo em que eu possa conversar on-line com pessoas deste país.

    Graças ao tradutor do google foi criada esta possibilidade de uma conversa e eu gostaria de poder tentar.

    E também vou procurar acompanhar seu blog e conhecer mais sobre este rico país!

    Obrigado

    • sarahkcp 7 de outubro de 2011 às 8:45 am #

      Oi Luis!

      Eu particularmente não conheço nenhum bate-papo ou forum de amizades tcheco. Tenho certeza que existe, mas se você não domina o idioma tcheco, não é de muito uso.
      Eu dei uma procurada no seznam.cz, uma espécie de google tcheco e encontrei algumas coisas, mas tudo em tcheco.

      Já no expats.cz, site voltado para expatriados em Praga, há sim, bate-papos, mas mais com estrangeiros que moram aqui, não necessariamente tchecos.

      E só pra avisar, o tradutor do google não é muito coerente. Na maior parte das vezes as frases traduzidas não fazem sentido e ele não reconhece a forma negativa dos verbos. Quebra um galho sim, mas você tem que ter um pouco de noção da língua pra conferir se o sentido da tradução bate com o sentido original da frase. Talvez seja um tanto difícil conduzir uma conversa utilizando-o, mas você pode tentar.

      • Luis Claudio Araujo 5 de janeiro de 2012 às 7:19 pm #

        Poisé… tenho que admitir que minha empolgação quanto a um diálogo com um nativo tcheco já passou. rss

        consegui encontrar um site bem popular por lá. Mas fui “vitima” da tradicional desconfianca e falta de sociabilidade característica daquele povo.

        Não estou reclamando, andei lendo sobre eles e isto na verdade é cultural.

        Quanto ao tradutor realmente eh muito complicado sua utilização, mas com o jeitinho brasileiro eu consegui quebrar esta barreira:

        traduzo minha frase para tcheco e depois traduzo esta frase novamente ao português e em 75% dos casos a frase volta totalmente diferente da mensagem original. Levasse um tempo para conseguir escrever a frase corretamente. O suficiente pra eles perderem o interesse na minha conversa. rs…

        Obrigado pela resposta e FELIZ ANO NOVO!

      • sarahkcp 9 de fevereiro de 2012 às 12:22 am #

        Bom, quanto à “tradicional desconfianca e falta de sociabilidade característica daquele povo”, vou ter que discordar um pouco. Tchecos não são muito abertos é verdade, mas quando você conhece e cria amizade, são muito amistosos, incrivelmente prestativos e simpáticos. Realmente o google translate não funciona bem em tcheco, ainda mais querendo fazer tradução instantânea e convenhamos, eles simplesmente devem não ter entendido o que você queria dizer. 😉

        Feliz Ano Novo!

    • Monika 12 de novembro de 2015 às 1:20 am #

      Oi Luis,

      essa conversa já nao é atual mas queria te dizer se tens algumas dúvidas/questoes, podes me perguntar. Sou checa estudando portugues segundo ano. Faz me feliz escrever em portugues mas nao faco muito progresso e por isso serei grato pela conversa contigo.

      PS: Neste página excelente há muitas informacoes úteis também. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: