Monumento Nacional em Vítkov

1 abr

Em uma colina chamada Vítkov fica um enorme memorial, reconhecível de longe pela bela estátua do Jan Žižka montado em seu cavalo – uma das maiores estátuas eqüestres do mundo, a propósito. Quando li sobre certos assuntos recentes no Brasil, não pude deixar de lembrar da história deste memorial. Aqui vai, então, uma breve apresentação:

O monumento foi construído no começo do século XX, expandido depois da Segunda Guerra; essa não é a parte que importa. Quando os comunistas tomaram o poder, o memorial teve seu propósito desviado, assim como muita coisa no país, para exaltar o ideal e o regime. Se tornou, inclusive, um mausoléu para figuras importantes do Partido e, mais importante, presidentes da era comunista.

Depois que o comunismo foi derrubado, os cadáveres foram exumados e enterrados numa vala comum.

Os tchecos souberam reaproveitar o local, transformando-o num memorial à história da Tchecoslováquia no século XX.

Afinal, o fato de que um regime totalitário se estabeleceu e dominou o povo na base de opressão, medo, tortura e morte não deve mesmo ser esquecido; é parte inegável da história do país. Mas daí a perdoar…? E ainda por cima, preservar a auto-exaltação megalomaníaca do regime opressor?

Aí, é uma história beeem diferente.

O monumento na sua forma atual (Foto: Lhr, Wikicommons)

A propósito: o memorial pode ser visitado, mas os horários de abertura variam ao longo do ano. Mais informações no site do Museu Nacional da República Tcheca.

9 Respostas to “Monumento Nacional em Vítkov”

  1. Marcelo 1 de abril de 2012 às 3:16 pm #

    Muito legal a informaçåo,adorei praga e utilizei muitas dicas aqui contidas.
    Sempre em frente
    Parabéns

    • jvbernatel 2 de abril de 2012 às 8:43 pm #

      Obrigado!

  2. Carlos Chagas 7 de abril de 2012 às 3:26 am #

    Seu site/blog foi um belo achado para mim. Irei a Praga em setembro/2012. Será uma viagem solitária e a primeira internacional. Em virtude disso já sinto uma leve insegurança, mas o espírito aventureiro fala mais alto. 🙂
    Obrigado

    • jvbernatel 7 de abril de 2012 às 6:02 pm #

      Oi Carlos,
      bom saber, e obrigado!
      Aproveite a viagem, aposto que vai ser boa.

  3. Ana Paula 23 de abril de 2012 às 2:58 am #

    02:30h da madrugada em Praga. Hora em que acabo de ler toooodos os post deste blog!! Uma pesquisa no google me trouxe até aqui e não resistir… fui ao primeiro e não consegui parar de ler até concluir. E agora??? Quero mais!!!!

    • sarahkcp 7 de maio de 2012 às 9:28 am #

      Brigada Ana!

  4. Stela 22 de maio de 2012 às 7:47 pm #

    Vcs vão fazer falta em Praga, principalmente pros leitores do blog, entre os quais me incluo.

  5. Sandra 2 de junho de 2012 às 4:53 pm #

    OLÁ eu sou a Sandra e já li e reli seu blog inumeras vezes, porém com a falta de tempo eu não posso ficar comentando em todos os posts… mas enfim eu estou aqui para contar que meu marido trabalha numa multinacional (chemtech/siemens) e foi indicado para trabalhar na siemens de Praga. Ele já estava na ‘fila’ para viajar há tempos, e como não temos filhos ficar mais fácil enviar para fora do Brasil os casais sem filhos. Nós recebemos aqui no rio de janeiro um rapaz(Peter) aí de Praga que faz esse intercâmbio de trabalhar 2/3 meses aqui no rio e depois ele retorna. Ele nos indicou para ir para Praga e com isso agora foi tudo praticamente aprovado, mas como o ano comercial da siemens só começa em out/nov teremos que esperar ainda um pouquinho.
    Estou animada, não é minha primeira viagem internacional, meus pais são amantes do turismo e me levaram para viajar quando eu tinha 5 anos.

    Parabéns pelo Blog!
    *eu tenho a mesma intenção, como já tenho blogs meus há muito tempo na rede eu tenho vontade de montar algo assim quando realmente tiver chegado e estabelecidos

    ESTOU ANIMADA!
    bjs
    abraços
    carinhosos
    Sandra Lemos
    rj

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cenas de cá: monumento em Vítkov « - 18 de julho de 2012

    […] Monumento Nacional em Vítkov, que homenageia a história dos tchecos e da Tchecoslováquia. O blog Minha vida em Praga conta a trajetória do monumento de um modo divertido e sucinto: dê uma […]

Os comentários estão desativados.

