Festivais de cinema em Praga

17 mar

Post rápido para descontar que está um tanto atrasado! Eu já falei sobre filmes rodados em Praga, agora falemos dos que são exibidos aqui – particularmente nos muitos festivais.

Pois então: há vários festivais de cinema em Praga. Acontecem em geral anualmente, cada um sempre na mesma época. Pensei até em escrever sobre festivais em geral, mas aí seria necessário um artigo bem grande… então, fiquemos por enquanto com os de cinema.

Os festivais internacionais aqui em Praga geralmente têm algumas características em comum: os filmes são legendados em inglês e tcheco (ou em só um dos idiomas, quando o original é inglês ou tcheco). Mas há exceções então é bom conferir na programação. Os sites dos festivais também costumam ser bilíngues e dar sinopses, às vezes permitem assistir trechos dos filmes, comprar ingressos, etc.

Mas deixemos de generalidades.

Jeden Svět

Enquanto escrevo estas atrasadas linhas, em algum lugar da cidade está havendo uma premiação. Hoje é o último dia do Jeden Svět (Um Mundo), festival internacional de documentários tratando de direitos humanos. É um tema um tanto amplo, de fato.

Os filmes são exibidos em vários cinemas espalhados pela cidade, principalmente nos mais tradicionais, como o Lucerna – um belo lugar, pode valer a visita seja qual for o filme; o Světozor – praticamente na frente do Lucerna, também logo ali na beira da Vaclávské Náměstí;  e o Archa.

Kino Lucerna

Escultura de David Černý na entrada do Kino Lucerna. Foto de Geir Halvorsen.

Assistimos lá ao Draquila – L’Italia che trema, um filme engraçado (na medida do possível) sobre o terremoto em Aquila, em 2009, e principalmente sobre como o Berlusconi e seus comparsas usaram a desgraça alheia para subir ainda mais na vida.

Sei que está tarde para qualquer eventual leitor aproveitar o festival, mas tudo bem, ano que vem tem mais.

Febio Fest

Antes mesmo dos vencedores do Jeden Svět chegarem em casa com seus prêmios, já estava aberta a venda de ingressos para o FebioFest. É um festival bem grande, e bem internacional. Não tem nenhum foco específico, mas há sessões temáticas. Neste ano, há uma sessão de filmes suecos, outra de islandeses, outra de latinoamericanos, e por aí vai.

Até por ser um festival prestigiado, os ingressos do FebioFest costumam se esgotar cedo. De fato, a venda começou às 23h59 de ontem (16/03/2011), e hoje compramos pela internet entradas para sessões em que quase metade já estava vendida. O festival só começa de fato na semana que vem, no dia 24/03.

Ao contrário dos outros, a exibição dos filmes do FebioFest é concentrada em cinemas grandes, da rede CineStar.

Festival de Filmes de Bollywood

É como se chama em tcheco: Festival Bollywoodského Filmu, mas que em inglês chamam só de Prague Indian Festival. É verdade, na programação eles costumam ‘classificar’ os filmes entre tipicamente bollywoodianos – danças, cores, drama, eventualmente cenas musicais sem contexto aparente, etc. – e ‘outros’, filmes indianos mas não dessa escola. Associado ao festival costuma haver outros eventinhos, como apresentação de coreografias, coisa e tal. Acontece lá pelo meio de Outubro.

Days of European Film

Este festival acontece em Abril, em várias cidades da República Tcheca. É dedicado a filmes (novos) europeus. Em Praga, também acontece (principalmente) no Lucerna e no Světozor. Não sei muito, porque nunca fui. Para falar a verdade, até agora há pouco nem sabia que existia.

Festival Internacional de Karlovy Vary

Ah, mas esse eu sabia! Já que falei de outros lugares, merece ser citado também o festival de Karlovy Vary, cidade que fica a uns 130 km a oeste de Praga. Também nunca fui ao festival, que acontece em Julho, mas sei que é grande e um dos mais antigos festivais de cinema da Europa.

Karlovy Vary (Fonte: Wiki Commons; autor: Vlahos Vaggelis)

Festivais do Kino Aero

Para finalizar: o Kino Aero vive tendo seus próprios mini-festivais, mesmo quando não participa dos maiores. É um cinema bem agradável, um tanto afastado do centro turístico de Praga, talvez mesmo por isso não esteja sempre nos roteiros. Mas eles também seguem a linha de festivais english-friendly e às vezes têm até outras alternativas, como festivais francófonos.

...e você pode aproveitar pra ficar por lá batendo um papo.

Anúncios

6 Respostas to “Festivais de cinema em Praga”

  1. rbp 18 de março de 2011 às 4:18 am #

    Ulha, é o Terry Jones!!

    Ah, é, o resto do artigo também é legal 😉

  2. Juca 18 de março de 2011 às 7:41 am #

    E para quem mora em Brno, tem o Cinema Mundi no Velký Špaliček: http://www.cinemamundi.info

    • jvbernatel 18 de março de 2011 às 12:35 pm #

      Ahá! Não sabia. Obrigado pela dica!

  3. Josane Mary 30 de março de 2011 às 5:25 pm #

    Oi, Tudo certinho?
    Encontrei o blog de vocês no ‘Mundo Pequeno’ e vim fazer uma visitinha!
    Interessane o post! Já fui à Praga, é lindíssima!
    Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000, e desde 2003, moro na Holanda. (O choque cultural existe e acaba sendo benéfico – de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!)
    Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual!
    Tenham um ótimo dia! Grade abraço!

  4. Breno Rodrigues Brito 28 de abril de 2011 às 5:26 am #

    Olá, achei interessante este blog e gostaria de saber se não há como trocarmos e-mail, msn, skype ou qualquer coisa assim para eu esclarecer algumas dúvidas. Estou indo estudar em Praga em poucos meses não conheço quase nada. Estou bem perdido ainda. Será que poderia me ajudar?

    • sarahkcp 10 de maio de 2011 às 10:01 am #

      Oi Breno.
      Nos sentimos exatamente assim quando viemos para cá. Um dos sites que mais nos ajudou foi o expats.cz. O Lonely Planet (há uma versão para a República Tcheca e Eslováquia, como também uma versão só para Praga) é também muito bom, porque dá uma geral na histórias, nos lugares, em tudo praticamente. É um ótimo lugar para começar.
      Não sei bem como podemos te ajudar, mas se for dentro da nossa capacidade, não há problemas.

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: