28 de Outubro: fundação da Tchecoslováquia

28 out

Hoje, dia 28 de Outubro, é feriado aqui. É o dia em que, em 1918, foi fundada a Tchecoslováquia.

No fim da Primeira Guerra Mundial, o Império Austro-Húngaro se desfez e os tchecos conseguiram o país deles, uma república, e com isso todo aquele otimismo de início de século, de pós-guerra, e de ter uma nova nação própria; um país de tchecos e eslovacos (e umas outras minorias que viviam por aqui), democrático e não subordinado a um poder de fora.

Praga ainda era, na época, uma das grandes capitais mundiais, uma pérola da civilização ocidental e por aí vai. O primeiro presidente da tchecoslováquia, Tomáš Masaryk, era um humanista, respeitado e adorado (até hoje).

Estátua de Tomáš Masaryk, em frente ao Castelo de Praga. Fonte: wikipedia.

Mas aí veio a Segunda Guerra, os nazistas ocuparam Praga, e quando saíram daqui foi para entrarem os russos comunistas no lugar. Quando os russos saíram, décadas depois, não demorou muito e o país, já muito pisado e maltratado, se dividiu em dois: República Tcheca e Eslováquia.

E assim a Tchecoslováquia, fundada com tanto potencial e um brilhante futuro, foi durante quase toda sua história um país miserável e nada democrático, com tchecos e eslovacos dominados e oprimidos por outros povos.

Eu não sei como os tchecos se sentem em relação a esse feriado. Mas eu o acho um pouco triste.

 

(p.s.: eu escrevi de cabeça, então perdoem a eventual falta de acurácia histórica)

Anúncios

Uma resposta to “28 de Outubro: fundação da Tchecoslováquia”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Por que você deveria saber mais sobre Karel Čapek « Minha Vida em Praga - 27 de janeiro de 2011

    […] T. G. Masaryk (Hovory s T. G. Masarykem), sobre o Tomáš Masaryk, que o conhecia pessoalmente e se tornou o primeiro presidente da Tchecoslováquia. Mas tá, listas você pode achar em outro lugar. Voltemos à experiência […]

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: