Notícias Tchecas

11 ago

Enquanto que na Rússia o problema é uma onda de calor com direito a incêndios dignos de filmes do Michael Bay e na Alemanha os caçadores andam recebendo indenizações do governo alemão porque os javalis caçados estão radioativos demais para serem comidos, o problema da República Tcheca são as chuvas que andam caindo copiosamente nas últimas semanas. Diga-se de passagem, o problema afeta toda a Europa Central (os javalis radioativos não são os únicos problemas dos alemães).

Em Praga não tem chovido muito, apenas dia sim, dia não. O perigo mora pro sul e pro norte. Perto da fronteira com a Alemanha e Polônia, no fim de semana 5 pessoas morreram afogadas e milhares de pessoas tiveram de ser evacuadas. Outras milhares de casas na região estão sem energia elétrica ou gás natural. Em maio deste mesmo ano já haviam ocorridas outras enchentes na mesma região.

O risco de chuva contínua no sul do país é a possível inundação de Praga. Isto porque o rio Vltava corre do sul para o norte, passando por Praga. Em 2002 o nível do rio subiu horrores, alagando a cidade. O zoo teve de ser evacuado, jacarés e elefantes fugiram, o metrô ficou submerso (há placas nas escadas rolantes marcando até onde chegou o nível da água).

A notícia boa é que a chuva não deve durar muito não.

Para fins de comparação, preste bem atenção nesta escultura e na distância que fica da água.

Reconhece a escultura? Tirei esta foto hoje quando descobri que posso usar o meu bilhete de transporte em determinados barcos. Os cisnes estão aproveitando a ampliação do terreno deles.

Os tchecos estão aproveitando que a água chega nos bancos para refrescarem os pés.

Aproveitando que eu já tô dando uma de jornalista sem diploma, hoje saiu uma notícia hilária no jornal. A Coréia do Norte mandou uma delegação a Praga para negociar uma dívida de $10 milhões que tem com o tchecos desde os tempos da Guerra Fria. Como a Coréia do Norte anda com uma mão na frente e outra atrás de tão falida que está, primeiro pediu o perdão da dívida, que foi negado pelos tchecos, para logo depois lançar uma proposta “energética” propôs pagar $500 000 em dinheiro e o resto em GINSENG. 400 toneladas para ser exata, o que levaria mais  ou menos 400 anos para ser consumida pelos tchecos levando em consideração o consumo atual da raiz. Achei engraçado. Taí a notícia para quem não acreditar em mim.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: