As ruas foram… lavadas?

15 jun

Semana passada fez um calor tremendo aqui em Praga, com temperaturas perto dos 30ºC (pelo menos foi o que o termômetro do lado de fora da minha janela acusou). Fui abrir a janela do quarto que dá para minha rua, e quando olhei lá fora, deparei-me com uma cena muito esquisita. No meio da tarde, no meio da semana, não havia nenhum carro lá fora, nem estacionado, nem passando. Olhei um pouco mais e reparei que tinha um caminhãozinho subindo a rua. Por onde passava, deixava o asfalto molhado. Pensei “então tá, estão lavando a rua”.

Decidi repassar essa informação para vocês não tanto pelo fato em si, mas pela cena que vi no domingo de manhã. Bom, não era exatamente de manhã porque já era praticamente meio-dia, mas isso não importa. No caminho do mercado dobro a esquina da minha rua e vejo 5 caminhões levantando e rebocando os poucos carros que estavam na rua. Provavelmente os levavam para as ruas adjacentes. Eu é que não queria ser a dona de um desses carros e depois ter que sair caçando para ver onde foi que a prefeitura os deixou. Reparei também que haviam aparado os galhos das cerejeiras que alinham a rua, mas nem dei bola.

Fui fazer as minhas coisas e, quando voltei, estava aquele mesmo caminhãozinho que havia visto no outro dia, subindo e descendo a rua vazia. No momento em que passava o caminhãozinho lavava as calçadas. Não sei se isso acontece em outros cantos da cidade ou se é só uma medida tomada pela prefeitura do meu bairro ou se aconteceu alguma coisa que requereu a lavagem das ruas, mas fiquei bastante impressionada com o zelo. No início da rua reparei numa placa que interditava a rua no domingo entre as 10 e as 14 horas, mas não me lembro de tê-la visto antes.

Uma resposta to “As ruas foram… lavadas?”

  1. JV 16 de junho de 2010 às 9:27 am #

    Foi bizarro mesmo. Eles levantavam os carros na maior, que nem… aquelas máquinas onde você coloca a moeda e controla a alavanca que se você conseguir, pega uma coisa dentro, tipo uma gaita em forma de lagosta ou um bicho de pelúcia… argh, deve ter uma palavra para isso.

Comentários encerrados.

